• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Polícia Civil conclui inquérito e indicia nove integrantes de organização criminosa em Belmonte

Polícia Civil conclui inquérito e indicia nove integrantes de organização criminosa em Belmonte

Investigação técnica e diligências de campo desmontaram rede com liderança definida e uso de menor em movimentações financeiras

Por Da Redação
Às

Atualizado
Polícia Civil conclui inquérito e indicia nove integrantes de organização criminosa em Belmonte

Foto: Divulgação Ascom PCBA

A Delegacia Territorial de Belmonte concluiu, em setembro, investigação iniciada em abril de 2025 que resultou no indiciamento de nove pessoas por participação em uma organização criminosa voltada ao tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e crimes correlatos. O relatório descreve uma estrutura hierarquizada, com líderes, operadores financeiros, responsáveis por armazenagem e distribuição, além da utilização de uma adolescente para movimentações bancárias, circunstância que qualifica os delitos.

A apuração teve início após a prisão em flagrante de um homem encontrado com diversos entorpecentes. A análise do celular apreendido revelou conversas, áudios e registros que indicaram interlocução com uma rede de pessoas envolvidas na logística e comercialização de drogas. A partir disso, a investigação avançou com oitivas, perícias e diligências de campo, confirmando a divisão de papéis no grupo.

Os levantamentos apontaram a liderança de dois homens já custodiados, que coordenavam ordens a partir do sistema prisional. Outros integrantes atuavam na armazenagem de entorpecentes, no transporte, na distribuição e na movimentação financeira, esta última comprovada por diversos comprovantes de pagamento encontrados nos celulares analisados. Um dos pontos centrais foi a confirmação de que uma adolescente foi utilizada em depósitos e contatos com os líderes presos, o que caracteriza qualificadora prevista em lei e aumenta a gravidade das imputações.

De acordo com o delegado da Delegacia Territorial de Belmonte, Euler Gonçalves, responsável pelo inquérito, a investigação consolidou-se pela convergência de provas periciais, documentais, testemunhais e materiais, demonstrando a existência de uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas e atuação continuada. O inquérito foi remetido ao Ministério Público para as providências cabíveis.

“No decorrer das diligências, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências ligadas aos investigados, resultando na apreensão de drogas, aparelhos celulares, documentos e outros materiais que reforçam as provas”, afirmou o delegado.

No relatório final, nove pessoas foram formalmente indiciadas, sendo que seis estão presas uma em decorrência deste inquérito e cinco por outros processos. As tipificações incluem tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa, além da qualificadora pela utilização de menor em atividade ilícita, atribuída a parte dos integrantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.