• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra grupo criminoso envolvido em desvio de recursos públicos na Bahia

Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra grupo criminoso envolvido em desvio de recursos públicos na Bahia

Operação Litíase foi lançada na manhã desta quarta-feira (28) e investiga contratações voltados ao financiamento do SUS

Por Da Redação
Às

Atualizado
Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra grupo criminoso envolvido em desvio de recursos públicos na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão, no município baiano de Juazeiro, na manhã desta quarta-feira (28), em decorrência da Operação Litíase, com o intuito de desarticular esquema criminoso de direcionamento de contratações com desvio de recursos públicos voltados ao financiamento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

O esquema, concentrado na área de prestação de serviços médicos hospitalares, consistiu no direcionamento de locação de imóvel no período da pandemia, mas se estendeu até o ano de 2023. Segundo as investigações, a locação do imóvel foi realizada sem a indicação de como os atendimentos e internações seriam realizados e que a localização coincidia com a sede do instituto contratado para a prestação dos serviços de saúde.

As investigações ainda identificaram elementos que indicaram o direcionamento dos procedimentos licitatórios, além da realização de pagamentos sem a devida comprovação da execução dos serviços, como quais atendimentos ou exames foram realizados e em que quantidade.

As contratações resultaram no pagamento de mais de R$ 13 milhões às empresas contratadas, sendo aproximadamente R$ 7 milhões financiados com recursos do SUS.

Os mandados judiciais são cumpridos por cerca de 30 policiais federais, com o intuito de colher informações que evidenciem as fraudes e desvios de recursos públicos praticados contra o município e União, além de revelar outros envolvidos ainda não identificados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.