• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra organização especializada na venda ilegal de armas e munições

Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra organização especializada na venda ilegal de armas e munições

Cerca de nove mandados de busca e apreensão são cumpridos nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas

Por Da Redação
Às

Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra organização especializada na venda ilegal de armas e munições

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpre nove mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (27), nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, durante segunda fase da operação Fogo Amigo, lançada com o intuito de desarticular uma organização criminosa especializada em vender armas e munições ilegais. [Confira imagens de materiais apreendidos ao final da matéria]

Do total de mandados em cumprimento, no estado do Pernambuco, três ocorrem em Petrolina e um em Araripina. Em Alagoas, são cumpridos dois mandados Arapiraca, um em Maceió e outro na Marechal Deodoro. No estado do Sergipe apenas um endereço no município de São Cristóvão é alvo da operação. Embora a PF cite o estado da Bahia na operação, não foram divulgados detalhes sobre as investigações no estado.

Conforme divulgado pela PF, até o momento foram realizados o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados; suspensão da atividade econômica de duas lojas que comercializavam material bélico de forma irregular; afastamento cautelar das funções públicas e outras cautelares diversas da prisão.

Os investigados, que não tiveram as identidades reveladas, responderão pelos crimes de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem chegar a 35 anos de reclusão.

Nesta segunda fase da operação, cerca de 80 policiais foram mobilizados para cumprir os mandados judiciais. Além da Polícia Federal, atuam na ação: o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e Investigações Criminais do MPBA, com apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado - Caatinga (CIPE-Caatinga); do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior de Pernambuco (BEPI); da Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia e de Pernambuco e do Exército Brasileiro.


Histórico da operação

Na primeira edição da operação, lançada em 21 de maio de 2024, cerca de 320 Policiais Federais, grupos táticos da PM/BA, PM/PE, PC/BA GAECO/BA, GAECO/PE e Exército cumpriram 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão, contra agentes de segurança pública; Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CAC’s); empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios.


Confira materiais apreendidos na segunda fase da operação:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.