Polícia prende homem durante guerra de espadas em Senhor do Bonfim

Policiamento foi reforçado na região, com a presença também de equipes do Corpo de Bombeiros

[Polícia prende homem durante guerra de espadas em Senhor do Bonfim]

FOTO: Reprodução/TV São Francisco

A Polícia Militar da Bahia (MP-BA) prendeu na noite de quinta-feira (23) um homem que foi flagrado praticando "guerra de espadas" em Senhor do Bonfim, no norte baiano. A prática é proibida por lei.

Para tentar inibir a ação ilegal, o policiamento foi reforçado na região, com a presença também de equipes do Corpo de Bombeiros.

Na outra ponta, a Associação Cultural dos Espadeiros da cidade acionou o TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) em uma tentativa de impedir prisões durante os festejos nas ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão do Cotegipe, que seriam palco das tradicionais práticas.

O pedido foi concedido pelo juiz de direito da Vara Criminal de Senhor do Bonfim, Tardelli Boaventura, na quarta-feira (22). O magistrado destacou que a concessão não poderia ser recebida ou interpretada como uma autorização para a realização do evento, além de afirmar que ela não revogaria as decisões anteriores.

No dia seguinte, contudo, segundo o MP-BA (Ministério Público da Bahia), o TJ suspendeu a decisão liminar que proibia a prisão em flagrante de espadeiros. Segundo o magistrado, “não há como o Poder Judiciário conceder salvo-conduto às pessoas que estiverem portando ou empregando o uso do artefato conhecido como ‘espada”.

Apesar de ser tradição na cidade de Senhor do Bonfim, o TJ-BA vetou a realização da guerra de "espadas" em 2017 e suspendeu uma lei que tornava a prática patrimônio cultural do munícipio.


Comentários