Policlínica de Narandiba recebe Hemóvel para realização da campanha de doação de sangue
A campanha acontece nos dias 24 e 25 de julho

Foto: Divulgação/Sesab
A Policlínica de Narandiba, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), recebe o Hemóvel da Fundação Hemoba para mais uma edição da campanha “FESF na Veia”, convidando todas as pessoas a doarem sangue e realizarem o cadastro como possíveis doadores de medula óssea entre os dias 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira).
Segundo a Hemoba, os estoques de sangue estão com os níveis baixos para seis tipos sanguíneos, devido à alta dos pedidos hospitalares e à diminuição na quantidade de doadores. Por esse motivo, a ação ocorre em um momento delicado e pretende mobilizar a população.
“Na última edição, realizada em fevereiro, tivemos uma mobilização emocionante. O Hemóvel passou pelas Policlínicas de Narandiba e Escada, e conseguimos reunir 208 voluntários, além de cadastrar 17 possíveis doadores de medula óssea, ajudando a salvar inúmeras vidas. Temos certeza de que, desta vez, não será diferente”, disse Lizandra Amim, diretora-geral da FESF-SUS.
Aline Dórea, coordenadora de coleta da Hemoba, fala sobre a importância da ação. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Todos os dias recebemos solicitações de transfusão para pacientes de todas as idades e com diferentes necessidades. Quem pode doar, ajuda diretamente quem precisa. Nos dias 24 e 25, o ônibus da Hemoba estará na Policlínica de Narandiba, e esta é uma excelente oportunidade para moradores e trabalhadores da região fazerem sua contribuição e, quem sabe, se tornarem doadores frequentes”, afirmou.
Quem pode doar
Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), que pesem mais de 50 kg, estejam em boas condições de saúde e apresentem documento oficial com foto podem doar sangue. No dia da doação, é importante não estar em jejum; evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; e ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior.