/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Polônia e Otan afirmam que explosão na fronteira pode ter sido causada por defesa aérea ucraniana

Notícias
Mundo

Polônia e Otan afirmam que explosão na fronteira pode ter sido causada por defesa aérea ucraniana

A investida vitimou duas pessoas em território polonês

Por Da Redação
Polônia e Otan afirmam que explosão na fronteira pode ter sido causada por defesa aérea ucraniana
Foto: Reprodução

O presidente da Polônia e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmaram, nesta quarta-feira (16), que um míssil de defesa aérea ucraniano pode ter causado a explosão que vitimou duas pessoas em território polonês ontem (15), destacando que Kiev não é culpada por ter agido em autodefesa. A Ucrânia solicitou "acesso imediato" ao local.

"Não temos evidências no momento de que tenha sido um foguete lançado pelas forças russas", disse Andrzej Duda a repórteres. "No entanto, há muitas indicações de que foi um míssil usado pela defesa antimísseis da Ucrânia."

Como observou o presidente polonês, as forças russas lançaram vários mísseis contra a Ucrânia na terça-feira. Em defesa, os esforços ucranianos para combater a barragem causaram um “infeliz acidente” na Polônia.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, ressaltou, após uma reunião dos enviados da aliança em Bruxelas, que uma avaliação preliminar sugere que o incidente “provavelmente foi causado por um míssil de defesa aérea ucraniano disparado para defender o território ucraniano contra ataques de mísseis de cruzeiro russos”.

"Deixe-me ser claro, isso não é culpa da Ucrânia", disse ele. "A Rússia tem a responsabilidade final enquanto continua sua guerra ilegal contra a Ucrânia", pontuou.

Na terça-feira, o presidente Volodymyr Zelensky culpou a Rússia pela explosão, afirmando que o episódio seria uma "escalada" de Moscou. Já a Rússia negou envolvimento e disse que não apontou nenhum míssil para a fronteira com a Polônia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102