• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • População mundial menos fértil alerta para necessidade de tratamentos acessíveis

População mundial menos fértil alerta para necessidade de tratamentos acessíveis

OMS alerta que 1 em cada 6 pessoas é afetada pela infertilidade

Por Da Redação
Ás

População mundial menos fértil alerta para necessidade de tratamentos acessíveis

Foto: Reprodução/Pixabay

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado neste mês, aponta que muitas pessoas são afetadas pela infertilidade ao longo de suas vidas. Cerca de 17,5% da população adulta, 1 em cada 6 em todo o mundo, sofre de infertilidade. Esse número mostra a necessidade urgente de aumentar o acesso aos cuidados de alta qualidade e a preços acessíveis para as pessoas que necessitam.

Para chegar a esse resultado, a OMS se debruçou sobre mais de 12.000 pesquisas, em todos os continentes, até consolidar uma revisão robusta com base em 133 estudos populacionais realizados entre 1990 e 2021. 

“A minha esperança é que o governo utilize esse relatório como parte de seus esforços para fortalecer os sistemas de saúde e para ajudar as pessoas a cumprir suas intenções de fertilidade e viver vidas mais saudáveis”, escreveu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A discussão em torno da busca por métodos capazes de aumentar as chances de concepção está em alta nas últimas três décadas. Embora a probabilidade de mulheres terem filhos caia vertiginosamente após os 35 anos, o presidente da Comissão de Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Pedro Augusto, disse à revista Veja que “o fenômeno não tem a ver só com a idade”. Segundo ele, homens e mulheres estão expondo a más condições que interferem na fertilidade, como tabagismo, consumo de álcool e dependência sexualmente transmissíveis.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.