Por conta da alta de casos da Covid-19, Toyota cancela anúncios nos Jogos de Tóquio

Executivos da empresa faltarão cerimônia de abertura

[Por conta da alta de casos da Covid-19, Toyota cancela anúncios nos Jogos de Tóquio]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

A Toyota, fabricante de carros japonesa, patrocinadora oficial da Olimpíada de Tóquio, anunciou nesta segunda-feira (19), que cancelou a exibição de anúncios e comerciais de televisão relacionados aos Jogos. A decisão ocorre em meio à repercussão negativa da competição entre os japoneses, por conta da alta de casos de Covid-19 no país. No domingo, foram registrados mais de 3 mil novos casos do vírus. 

Um porta-voz da empresa afirmou ainda, em comunicado, que o CEO, Akio Toyoda, e outros executivos não comparecerão à cerimônia de abertura das Olimpíadas, nesta sexta-feira. Conforme o comunicado, a decisão foi tomada "considerando vários fatores, inclusive a falta de espectadores". Por conta da alta de casos de coronavírus, os Jogos serão realizados sem público.

O planejamento da Toyota, agora cancelado, incluía a exibição de propagandas com atletas olímpicos que também são patrocinados pela fabricante. 

"Não estamos desistindo do nosso plano por conta de problemas mais recentes na situação atual. É algo que já vínhamos considerando por algum tempo devido à situação do Japão na Covid-19", afirmou a porta-voz Shino Yamada, em comunicado reproduzido pela "Bloomberg".

Segundo a Reuters, uma pesquisa local recente apontou que 68% dos japoneses têm dúvidas sobre a capacidade de os organizadores dos Jogos Olímpicos manterem sob controle as infecções causadas pela Covid-19, e 55% declararam ser contrários à realização da Olimpíada neste momento. No sábado, foram reportados os primeiros casos positivos para coronavírus de atletas dentro da Vila Olímpica.

A repercussão negativa dos Jogos entre o público japonês e o posicionamento da Toyota colocam dúvidas sobre desdobramentos entre outros patrocinadores da competição. Segundo a Reuters, cerca de 60 empresas do Japão, incluindo a fabricante de carros, investiram um total de U$ 3 bilhões para patrocinar a competição.

Apesar do recuo na associação de sua imagem aos Jogos, a Toyota manterá o fornecimento de cerca de 3,3 mil veículos para auxiliar a logística da competição e o transporte de atletas e funcionários.
 


Comentários