Por maioria, STF rejeita pedido de liberdade da defesa de Zé Trovão

A prisão do caminhoneiro foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes

[Por maioria, STF rejeita pedido de liberdade da defesa de Zé Trovão]

FOTO: Reprodução/Redes sociais

Com maioria formada, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta segunda-feira (18), o pedido para reverter a prisão preventiva do caminhoneiro Marco Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. O ministro Alexandre de Moraes efetuou o mandado no dia 3 de outubro.  

O caminhoneiro é investigado por financiar e gravar vídeos supostamente incitando à violência contra instituições, incluindo o próprio STF, em atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no 7 de setembro. Zé Trovão foi para o México, na ocasião, para evitar ser preso. 

Até o momento, oito dos ministros da Corte seguiram a decisão do relator, ministro Edson Fachin, de rejeitar o pedido. O julgamento segue no Plenário virtual do STF.

Em decisão monocrática, o ministro negou habeas corpus ao caminhoneiro, afirmando que "não é cabível", e voltou a proferir, após a decisão de outro membro da Corte.

O canal do YouTube de Zé Trovão, nomeado de "Zé Trovão a voz das estradas", foi retirado do ar. Com 40 mil inscritos, ele incitava caminhoneiros a fechar as estradas brasileiras durante os atos pró-Bolsonaro, além de pedir a "exoneração dos 11 ministros do STF" e criticar a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), do Senado, que investiga irregularidades em ações do governo federal durante a pandemia da Covid-19.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!