Por que a Fiat mudou tudo na picape Titano? Veja análise
Picape muda por inteiro para vender mais e se alinhas em desempenho às suas rivais

A Fiat Titano chegou em abril de 2024 para ser a primeira picape média da marca no país. Líder de vendas com a Strada e Toro era o momento da Fiat alçar um voo mais alto. No entanto, o projeto chinês da Changan Kaicene F70, aproveitado pela Peugeot virando Landtrek e que recebeu um trabalho de engenharia do grupo Stellantis, ainda era insuficiente para brigar com as principais pickups do mercado com pouco mais de 8.000 unidades vendidas. Rapidamente a Fiat corrigiu essa rota e lançou a Titano 2026 com novo motor, câmbio, suspensão e até pacote ADAS.
Visualmente a Fiat Titano 2026 pouco mudou mas o conjunto mecânico é outro na picape que era produzida no Uruguai agora passa a ser feita em Córdoba, Argentina, e recebe muitas novidades nas suas três versões da linha 2026: Endurance, Volcano e Ranch com preços a partir de R$ 233,9 mil.
A Fiat Titano 2026 troca de motor e câmbio, ganha nova direção elétrica, mais conectividade e mantém o mesmo visual de olho em modelos como Hilux, Ranger e S10. O Farol da Bahia acompanhou o lançamento nacional da linha 2026 da Titano em Curvelo, interior de Minas Gerais.
A grande mudança
A principal novidade está na saída do motor 2.2 blue HDi de 180cv pelo 2.2 de 200cv com 45kgfm, um novo conjunto de suspensão com amortecedores e molas, uma direção elétrica muito mais precisa e a substituição da transmissão de seis marchas pela ZF de oito velocidades.
Titano 2026 em detalhes
A Titano troca o motor 2.2 blue HDi pelo 2.2 Multijet turbodiesel já presente na Toro e Rampage, Commander e Scudo com 200cv e 45kgfm de torque (na versão manual 40kgfm), um ganho de 11% na potência em relação a anterior e 13% no torque. E esse ganho de torque ocorre logo entre 1.500 e 2.500rpm segundo a Fiat. A relação peso potência passa a 10,7kg/cv, com aceleração de 0-100km em 9,9s (antes era 12,4s). A tração é do tipo 4x4 com passagem da traseira para integral de forma automática.
Consumo da Titano 2026
O ganho em consumo da Fiat Titano 2026 chega a até 17% no ciclo rodoviário e chega a 10,8km/l. Na cidade são 9,9km/l (melhora de 16%).
A Fiat Titano 2026 também ganha nova suspensão dianteira, direção elétrica, freio a disco nas quatro rodas com sistema de acionamento eletrônico, motor já detalhado e sistema de exaustão para atender o Proconve PL8. “Foram mais de 2 milhões de quilômetros percorridos e 500 mil horas de desenvolvimento para aprimorar o projeto KP1 (código da Titano) em mais de 800 testes para chegarmos a essa fórmula”, disse Paulo Bruno, diretor do Tech Center da Stellantis.
Dimensões da Fiat Titano 2026
As dimensões da Titano 2026 não mudam: 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.897 mm de altura (com barras longitudinais) e 3.180 mm de distância entre eixos. A distância do solo é de 235 mm e ângulos de entrada e saída de 29° e 27°, respectivamente.
A Titano 2026 recebe apenas um novo skid plate na porção inferior do para-choque dianteiro para abrigar o sensor do radar que compõe o pacote ADAS mantendo o perfil visual e de estilo do lançamento. Na traseira, o sensor de estacionamento abrigado no pára-choque tem pintura próxima do tom da carroceria.
A Fiat Titano 2026 ganha um pacote ADAS que a nivela com outras picapes do segmento. Além do controle de Cruzeiro adaptativo com “stop and Go”, também traz itens como alerta e frenagem automáticos, alerta de ponto cego e câmera 360°.
Titano 2026: preços e conteúdos
São apenas três versões e uma gama enxuta e fácil de entender com o mesmo motor 2.2 de 200cv. A Endurance é básica com transmissão manual (nesta versão a Titano tem 40kgfm de torque), rodas de aço aro 17, assoalho em vinil, para choques em plástico preto, retrovisor elétrico, protetor de caçamba, freio de estacionamento por alavanca, rádio bluetooth e freio a disco nas rodas traseiras por R$ 233,9 mil.
A Volcano acrescenta rodas de liga leve com acabamento diamantado aro 17, transmissão automática de oito marchas e 45kgfm de torque, novo sistema de tração com opção AWD (tração integral permanente), freio de estacionamento eletrônico por botão, painel digital de 4,2”, novos modos de condução, nova central multimídia de 10 polegadas com Apple Car Play e Android Auto sem fio e ainda câmera 180 off road para visualizar obstáculos, câmera e sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, banco em couro e revestimento em carpete. Essa versão custa R$ 263,9 mil.
A Ranch que é a topo de linha traz pacote ADAS completo, navegação off road com GPS “off road Pages”, câmera 360°, sensor de chuva e crepuscular, sensor de monitoramento dos pneus, sensor dianteiro, rodas de liga leve aro 18, 4 falantes e dois tweeters, faróis, lanternas e DRL em LED por R$ 285,9 mil.
Revisões, garantia e preços
A Fiat lançou a Titano em 2024 com a cesta de peças mais barata do segmento e a estratégia comercial segue a mesma. As 3 primeiras revisões custam R$ 4.405, que é o mais barato do segmento (a Ford Ranger é a mais cara por R$ 6.689). Há novas cores vermelha, cinza e branco (Alasca que soma a Banchisa).