Por que Faustão recebeu coração tão rápido? Entenda os critérios!
Aos detalhes...

Foto: Reprodução/Instagram
Tem se comentado nas redes sociais o porque da cirurgia de Faustão ser realizada em apenas 7 dias após a inclusão do apresentador na fila dos transplantes cardíacos. Para quem não sabe, a fila é organizada por especialistas com base em vários critérios. São levados em consideração não apenas o tempo do paciente na busca por um coração, mas também critérios de compatibilidade e detalhes clínicos. No comunicado enviado à imprensa, a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein explicou que o hospital foi notificado da existência de um órgão compatível, já que o tipo sanguíneo do doador era o mesmo do apresentador (B). Por isso, já são retirados da disputa todos os pacientes de tipos sanguíneos que poderiam gerar complicações. A partir deste momento, é realizado uma avaliação que leva em consideração a gravidade e a condição de que vai recebero órgão. Caso estivesse em um estado muito crítico, os médicos poderiam ter rejeitado o órgão temporariamente - foi assim que aconteceu com MC Marcinho, que não suportaria uma cirurgia tão delicada.
Segundo a médica Silvia Ayub Ferreira, que coordena o Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, o apresentador atendia todos os critérios para conseguir a prioridade. Ela explicou o que é levado em consideração.
Segundo ela, “quando o paciente está internado necessitado de medicação inotrópica [que melhora a musculatura cardíaca] para ajudar na contração do coração ou algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização”. A declaração foi ao 'Metrópoles'.