Por regras de emissão, Sandero RS deve sair de linha no país
Esportivo tem motor 2.0 aspirado e não deve ter sucessor

O ano de 2021 e o aperto das regras de emissões poderá significar a produção de mais um modelo tradicional. Trata-se do esportivo Sandero RS equipado com motor 2.0 aspirado, o mesmo já usado no extinto Fluence e também no Duster e na pick-up Oroch. O esportivo da Renault não se adequará às novas regras de emissões e ruído Proconve PL 7, que passam a valer no início de 2022.
A montadora que havia paralisado sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), em agosto deste ano por falta de insumos, retomou a gradativamente a produção do RS que embora seja um carro interessante tem vendas em pouca quantidade.
A título de curiosidade, o último lote do Sandero RS teve 130 unidades produzidas, sendo 100 para o mercado nacional e 30 que serão exportadas para a Argentina. De janeiro a agosto deste ano o hatch teve 200 unidades emplacadas no Brasil. O preço do RS no país é de R$ 95.780.
Tendo em vista a baixa procura por parte do consumidor e o Proconve PL 7 que obriga a venda dos carros que não se enquadram nas regras até março de 2022, este deve ser o último lote do RS produzido pela Renault no Brasil.
O modelo é equipado com motor 2.0 16V F4R de 150cv com câmbio manual de seis marchas.
Futuro
A Renault não deve, ao menos no médio prazo, produzir aqui a nova geração do Sandero e Logan já oferecidos na Europa. Tal atitude faz parte dos planos da Renault em aumentar seu market share e tornar seus produtos mais competitivos.
Este é mais um indício de que a marca não deverá continuar com o RS por aqui.
Em março deste ano a Renault informou que irá investir R$ 1,1 bilhão no complexo industrial Ayrton Senna, no Paraná. Com isso, marca renovará a gama atual de veículos e equipará alguns modelos com motor turbinado. Mas não significa, de novo, que Renault invista em novidades além de um motor 1.0 turbo para a dupla e, quem sabe, um facelift.
Estão nos planos desse investimento um mini-SUV usando a plataforma do Kwid, já comercializado na Índia. O novo produto deve dar impulso ao portfólio de compactos da marca que andam em baixa por aqui.
Além disso o Duster receberá motor 1.3 turbo além da Oroch que passará por mudanças.