Pórtico instalado em área atingida por crimes ambientais é destruído em Camaçari

Estrutura de aço deverá ser reinstalada nos próximos dias, afirma associação de moradores

Um dos três pórticos de aço instalados nas proximidades das dunas de Jauá e Abrantes, em Camaçari, foi destruído por volta das 20h30 da quinta-feira (30). O portal havia sido construído e instalado pela   Associação dos Moradores da Via Parque (AVP) na última sexta (24). A estrutura metálica ficava no inicio do desvio Via Parque/Bela Vista, sentido Bela Vista, e media 12 metros de altura.

O objetivo da instalação, assim como dos equipamentos colocados na entrada do Loteamento Sítio Encantamento e ao lado do muro do Condomínio Bosque de Jauá, era impedir o acesso de caçambas às dunas, onde, desde que uma via alternativa ao pedágio foi aberta em 2016, mais de 1 km² foi destruído pela extração ilegal de areia. 

Veículos maiores estão passando por cima do pórtico, que teve a soldagem das duas pernas quebradas, enquanto menores, mais baixos, voltam. 

Um grupo formado por moradores de Jauá e Busca Vida, lutam para implementar o Parque Municipal das Dunas de Abrantes, além de cobrar medidas de órgãos públicos e autoridades policiais para reparar os danos ambientais, proteção de nascentes, espécies nativas e animais silvestres na região. A presidente da AVP,  Ana Maria Mandim, desabafou ao Farol da Bahia que falta interesse por parte dos órgãos. "Não é apenas o desleixo, é também a irresponsabilidade e a falta de compromisso com os interesses das comunidades! Se não fazem nada hoje, o que farão quando o Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá for implantado?" relatou. 

O portal deverá ser reinstalado nos próximos dias. "Vamos denunciar isso e reerguer o pórtico. A forma de reagir é denunciar para todos os lados que pudermos! Vamos fazer isso pelas dunas, guardiãs da água e da vida!" informou Mandim.

Para ela, o ato de destruir o portal representa a certeza da impunidade. "Os caçambeiros roubam a areia das dunas de Jauá desde o início deste século. Eles enriquecem com a destruição de recursos naturais insubstituíveis e vitais. Infelizmente a AVP tem denunciado há tempos esse fato, a todos os órgãos que deveriam tomar providências - e não as tomam: à Prefeitura de Camaçari, às polícias, inclusive estadual e federal, e aos órgãos ambientalistas. O desleixo é geral!" desabafou. 

Uma audiência pública na Câmara para debater sobre o parque está prevista para o dia 15 de junho. Em seguida, um Projeto de Lei (PL), que autoriza a criação do Parque das Dunas de Camaçari, será enviado para Câmara de Vereadores.

A redação do Farol entrou em contato com a prefeitura de Camaçari e, até o momento, não obteve retorno.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!