Porto Seguro retira obrigatoriedade de máscaras em lugares abertos
Uso em ambientes fechados continua obrigatório; ocupação de UTI é de 65%

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Porto Seguro publicou um decreto no Diário Oficial do Município nessa sexta-feira (11) que retira a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. O decreto editado pelo prefeito Jânio Natal (PL) inclui o espaço de ruas, logradouros públicos, barracas e restaurantes de praia.
Natal alegou que a decisão se baseou no "alto índice de vacinação e a redução dos novos casos da doença, seguindo uma tendência já registrada em outras cidades do Brasil que também estão flexibilizando o uso das máscaras de proteção".
Segundo dados do portal de combate à Covid-19 da prefeitura do município, atualmente Porto Seguro tem 319 casos ativos da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 65%.
A decisão contraria o decreto estadual em vigor, que ordena o uso do equipamento em locais abertos e fechados.
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, Jânio chegou a promover festas durante a pandemia. No ano passado, o prefeito chegou a anunciar publicamente que, instantes após tomar posse, na madrugada de 1º de janeiro, iria liberar o funcionamento irrestrito de todas as casas de eventos do município. O Tribunal de Justiça da Bahia proibiu a liberação do prefeito.
Questionado sobre o assunto, o governador Rui Costa disse nesta sexta que, caso os números da Covid-19 no estado sigam caindo, é provável que a obrigatoriedade em ambientes abertos seja revogada em abril. O prefeito Bruno Reis também já havia se manifestado com a mesma opinião.
Em ambientes fechados, como trabalho e transporte público, uso de máscara deve continuar obrigatório.