Português brasileiro tem nota menor e rende discriminação em escolas e universidades de Portugal

Brasil e Portugal têm o mesmo idioma oficial

[Português brasileiro tem nota menor e rende discriminação em escolas e universidades de Portugal ]

FOTO: Getty images

Alunos e responsáveis que estudam em escolas e universidades portuguesas relatam episódios de notas mais baixas e de discriminação por causa do português brasileiro. Brasil e Portugal têm o mesmo idioma oficial. 

Em entrevista à Folha de São Paulo, a psicóloga Adriana Campos contou que por causa da pandemia, a filha está tendo aulas online. Durante uma conversa entre a estudante e a professora de português, ela notou que a jovem questionou o motivo de ter tirado uma nota menor do que a colega portuguesa com quem fizera um trabalho em dupla. “A professora falou que o trabalho estava excelente, elogiou a criatividade das duas, mas disse para a minha filha: 'só que você, infelizmente, ainda fala esse português inapropriado, esse português brasileiro. E você precisa aprender a falar direito'. Eu não conseguia acreditar”. 

Segundo ela, a mesma professora já havia protagonizado, meses antes, um outro episódio de discriminação linguística com a adolescente, quando ridicularizou seu sotaque. “A professora estava fazendo algumas perguntas para os alunos. Quando chegou a vez da minha filha, ela disse que a dicção dela estava muito ruim, que ela não sabia falar bem. Mas o problema não era a dicção, era o sotaque. A professora mandou a minha filha colocar um lápis na boca para treinar e ‘aprender a falar melhor’”.

Aluna de doutorado em psicologia na Universidade de Coimbra, Adriana diz que procurou a escola nas duas ocasiões, mas que a professora se limitou a justificar seu comportamento alegando seguir as orientações do Ministério da Educação, sem especificar detalhes.

Mas o fenômeno, que é confirmado por educadores, não parece ter sido suficiente para mudar o tratamento de inferiorização do português do Brasil relatado em algumas escolas. 

Embora o tema do preconceito linguístico seja objeto de conversas recorrentes entre os brasileiros no país, incluindo em associações de direitos imigrantes e relatos nas redes sociais, não há registro de queixas oficiais. 

De acordo com a Inspeção-Geral de Educação e Ciência, o órgão não recebeu nenhuma denúncia do tipo. Mas responsáveis e alunos frequentemente se queixam de que é difícil dar seguimento às reclamações feitas às escolas. Como estrangeiros, muitos se dizem sem saber a quem recorrer.

Em nota, o secretário de Estado da Educação de Portugal, João Costa, criticou a existência de qualquer segregação ou discriminação por diferenças no uso do idioma. “Estou secretário de Estado, mas sou linguista. Não posso deixar de comentar que uma imposição dessas [avaliações mais baixas por conta do português do Brasil] não passa de preconceito linguístico, que denota uma grande falta de conhecimento sobre a própria língua. As diferenças entre variantes dialetais também são grandes dentro de Portugal. O português é uma língua pluricêntrica, e isso não pode ser ignorado na planificação do seu ensino”.

Pelos dados mais recentes da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, referentes ao período letivo de 2018 e 2019, Portugal tinha 129.534 estudantes estrangeiros. Desses, 47.682 (36,8%) são brasileiros.

Um levantamento publicado em abril analisou o desempenho dos estudantes estrangeiros nas escolas do país, a partir das estatísticas oficiais dos alunos do 3º ciclo em 2016-2017. Das 404 escolas analisadas, mais de um terço segregava os estudantes migrantes em turmas com muito mais alunos estrangeiros.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!