Possível causa de surto de microcefalia associada ao Zika é encontrada

Equipe realizou a comparação de amostras de 2015 e 2016

[Possível causa de surto de microcefalia associada ao Zika é encontrada]

FOTO: Reprodução

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, podem ter descoberto o motivo de tantos bebês terem nascido com microcefalia há alguns anos no Brasil, em decorrência da infecção pelo Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

A equipe de pesquisadores compararam dados coletados, como amostras do vírus, do surto que ocorreu em 2015 e 2016, além disso ratos de laboratórios foram infectados com as duas variedades dos agentes, uma do Brasil, coletada na Paraíba, e outra na Polinésia. Os animais infectados com a cepa brasileira apresentaram uma incidência maior de filhotes nascidos com microcefalia.

Durante os experimentos, os pesquisadores observaram que as infecções por Zika causaram quase o mesmo número de mortes entre os ratinhos, independentemente da variedade. No entanto, entre os filhotes sobreviventes, enquanto os infectados pelo vírus originário na Polinésia pareciam ter mais facilidade para combater a infecção e melhorar após duas semanas, além de praticamente não apresentarem sequelas, os afetados pela cepa paraibana tardavam muito mais para combater o vírus e sofriam danos neurológicos significativos e apresentando cérebros bem menores que o esperado.

Os pesquisadores explicaram ainda, que apesar de os testes indicarem que a variedade brasileira parece mais virulenta do que a Polinésia, é importante considerar que também podem haver outros agravantes que não foram identificados. 

Um deles poderia ser a ação de outros vírus que circularam na mesma época do surto, como o da dengue, e que podem ter contribuído para tornar o agente mais poderoso ou, que o Zika tenha sofrido alguma mutação no período.


 


Comentários