• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • 'É uma gripe, vamos passar por ela', diz ministro da Saúde sobre caso suspeito de coronavírus em SP

'É uma gripe, vamos passar por ela', diz ministro da Saúde sobre caso suspeito de coronavírus em SP

Segundo ele, é preciso saber como a doença vai se comportar durante o verão do Brasil

Por Da Redação
Ás

'É uma gripe, vamos passar por ela', diz ministro da Saúde sobre caso suspeito de coronavírus em SP

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta evitou falar em tom alarmista sobre o primeiro caso de teste positivo do novo coronavírus no Brasil. O caso é de um homem de 61 anos, que mora na capital paulista e que voltou da Itália recentemente.

“Nós vamos nos preparar da melhor maneira. Mas é preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, disse o ministro da Saúde. “E não podemos perder a noção de humanidade”.

Segundo Mandetta, o Brasil tem características climáticas diferentes dos países do Hemisfério Norte, onde surgiu o vírus. Por este motivo, segundo ele, é preciso saber como a doença vai se comportar durante o verão. 

“Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior”, ressaltou o ministro para em seguida completar: “O Brasil é um país de pessoas mais jovens e está no verão. Esse é um período pouco propício para um vírus respiratório por aqui”.

Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde fará uma entrevista coletiva para comentar sobre o caso. Ainda de acordo com o ministro, o Brasil já estava preparado para diversos cenários do coronavírus. 

“É um inimigo muito difícil. Por isso, é preciso reforçar higiene, evitar lugares aglomerado e apostar numa vacina. Não tem como impedir a entrada no Brasil. Esse vírus chegou de num avião que veio de Milão. Não tem jeito”, observou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário