/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Pouca massa muscular pode aumentar risco de morte em idosos

Notícias
Saúde

Pouca massa muscular pode aumentar risco de morte em idosos

Um grupo de 839 idosos foi acompanhado durante quatro anos para o estudo

Por Da Redação
Pouca massa muscular pode aumentar risco de morte em idosos
Foto: Reprodução

A importância da avaliação da composição corporal de pessoas com mais de 65 anos virou destaque de estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Segundo a pesquisa, essa estratégia pode ser eficaz ao se estimar a longevidade. 

Um grupo de 839 idosos foi acompanhado durante quatro anos para o estudo. Os cientistas responsáveis constataram que o risco de mortalidade geral durante o período foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular localizada nos braços e nas pernas (massa apendricular). 

Em relação aos homens, que desde a primeira avaliação apresentaram baixa porcentagem de músculos nos membros, a chance de morrer foi 11,4 vezes maior.  

A professora coordenadora da pesquisa, Rosa Maria Rodrigues Pereira, destacou que o grupo de estudo avaliou a composição corporal da população brasileira, com foco maior na massa apendricular, gordura subcutânea e gordura visceral. "Em seguida, buscamos identificar quais desses fatores poderiam predizer a mortalidade nos anos seguintes. A quantidade de massa magra nos membros superiores e inferiores foi o que mais se destacou na análise", explicou.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102