Praias de Salvador já acumularam mais de 2 mil toneladas de lixo após reabertura

Resíduos foram registrados entre maio e agosto deste ano

[Praias de Salvador já acumularam mais de 2 mil toneladas de lixo após reabertura]

FOTO: Getty Images

Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus em Salvador, as praias foram reabertas e, desde então, é cada vez mais comum ver esses ambientes movimentados e, em alguns casos, com aglomerações. Além disso, um outro ponto tem causado preocupação. O retorno dos soteropolitanos às praias trouxe também muita poluição. Garrafas plásticas, palitos de churrasco, sacolas plásticas e latinhas de cerveja  passaram a fazer parte da paisagem novamente.

Para se ter uma noção, entre maio e agosto deste ano, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) recolheu mais de 2 mil toneladas de lixo. O número equivale a cinco piscinas olímpicas cheias de detritos. Os itens que lideram a sujeira são plásticos, copos, coco verde e resíduos orgânicos, como restos de comida. Nesse período, a praia mais poluída, segundo os profissionais da Limpurb, foi a praia de Piatã, que é também uma das mais cheias da cidade. Morador da capital baiana, Mauricio Vaz frequenta diariamente as  praias de Jaguaribe e Piatã. Segundo ele, é comum ver famílias que não têm o costume de levar uma sacola plástica para recolher o lixo que produzem no ambiente. 

“Canso de ver famílias indo embora e deixando para trás todo o lixo consumido na praia. Essa prática, além de ser prejudicial para o meio ambiente, demonstra uma enorme falta de educação. É triste quando vou surfar de manhã e vejo a extensão de areia cheia de lixo. Até dentro do mar é possível encontrar garrafas plásticas, por exemplo. As pessoas precisam entender que o lixo que elas produzem na praia não some sozinho”, disse.

Para tentar reparar a situação e garantir a limpeza das praias, a Limpurb vai realizar uma programação operacional diariamente em toda a extensão da orla da cidade, do Subúrbio Ferroviário até a praia de Ipitanga. A ação acontece nos três turnos: das 6h às 14h20, das 14h às 22h20 e das 22h às 6h20. Ao todo, cerca de 156 agentes de limpeza atuam na operação, que além de recolher os resíduos das faixas de areia e áreas verdes, também realiza a varrição e o esvaziamento das papeleiras e cestos de lixo situados nos calçadões. 

Durante a ação, também é realizada a limpeza da superfície de areia e da aeração mecanizada, através do revolvimento da faixa de areia para remoção de resíduos enterrados na camada inferior. O montante retirado pela operação, ainda segundo a Limpurb, é ensacado e transportado para caixas estacionárias, que são contêineres subterrâneos, existentes nas proximidades das praias. Para a ação, são utilizados 15 tratores e seis cessadeiras.

Apesar desse trabalho de reparação, a conscientização da população é fundamental para manter as praias limpas. O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ressaltou a importância da cooperação dos soteropolitanos. "De domingo a domingo nossos agentes realizam a limpeza e manutenção de toda a faixa litorânea das praias da nossa cidade. Porém, é sempre importante destacar que a população precisa colaborar com esse trabalho, evitando descartar os resíduos de forma irregular”, disse.
 


Comentários