Quintal promove conhecimento e aproximação de crianças com a natureza

Professora Ivana Magalhães cria área verde para manter vivo os saberes da cultura

[Quintal promove conhecimento e aproximação de crianças com a natureza]

FOTO: Divulgação

Visando fomentar a importância da natureza para estimular a aprendizagem e disseminar os ensinamentos da cultura afro-brasileira, a professora Ivana Magalhães decidiu abrir o quintal da casa dela para receber as crianças da Escola Laboratório (Escolab) do Subúrbio 360. Durante as aulas, a professora percebeu que muitas crianças não tinham acesso  às plantas e a partir disso começou a desenvolver um trabalho lúdico de letramento, artes e pesquisas sobre os benefícios do contato com a natureza. 

“Ao fazer um trabalho com meus alunos, em sala de aula sobre saberes ancestrais, eu levava folhas daqui do quintal, como pitangueira, boldo e aroeira. As atividades envolviam leitura, letramento, artes e pesquisas sobre os benefícios de cada planta”, disse Ivana Magalhães.

A professora conta ainda que o quintal da casa dela, agora denominado “Quintal Sensorial”, surgiu movido pelo sonho que ela sempre teve de morar em uma casa com área verde, como na infância, para cultivar a relação com a natureza e preservar a ancestralidade indígena e negra. Localizado em Itacaranha, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a área verde tem 600m² e possui plantas ornamentais, ervas medicinais, flores comestíveis e árvores frutíferas. 

O ambiente é extremamente importante para que, além dos ensinamentos em sala de aula, as crianças tenham contato com a natureza, estimulem a aprendizagem e desenvolvam técnicas de bem-estar emocional. “Achei que deveria trazê-las para um espaço fora da sala de aula e que essa vivência poderia ser no meu quintal”, afirma.

No Quintal Sensorial tem cidreira, fruta pão, boldo, hibisco, capeba, quiôiô, hortelãs grosso e miúdo, guiné, lavanda, gengibre, manjericão, cana de macaco, pitanga, embaúba, clitória ternátea, manga, jenipapo, são gonçalinho, espinho cheiroso, maria preta e mais uma infinidade de plantas comestíveis, medicinais e protetivas. São mais de 60 espécies catalogadas e muito bem cultivadas.

“Aqui [no quintal] nós aprendemos quais são as plantas que podemos comer em uma salada, ou fazer um chá. A professora ensina a gente a plantar nosso próprio alimento e a viver de forma mais simples”, conta a aluna Ludmila Santana. Com a ajuda da mãe, ela cultiva em casa coentro, hortelã, manjericão e boldo.

Pandemia e retomada

Antes da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, as visitas dos alunos ao Quintal Sensorial eram semanais. Contudo, as atividades foram suspensas devido às medidas de restrição. Agora, após um ano de ensino remoto, as aulas semipresenciais voltaram e a gestão da Escolab ensaia retomar as visitas à área verde. Respeitando todas as regras sanitárias para conter a disseminação do novo coronavírus, a gestão da escola levou, no último dia 10, um grupo de apenas dez crianças para uma rápida visita ao Quintal.

A experiência foi considerada positiva e já é possível pensar na possibilidade de voltar a fazer as visitas rotineiras. A vice-gestora do Subúrbio 360 e coordenadora pedagógica, Aline Ribeiro, explica que a atividade desenvolvida no Quintal faz parte do projeto Sustentalab, no qual as crianças têm experiências diversas. “Nesse projeto, as crianças aprendem sobre reaproveitamento dos alimentos, reciclagem e utilização das ervas medicinais. A parceria com o Quintal Sensorial tem ampliado o repertório de conhecimento dos alunos, trazendo para a vivência o que eles estariam estudando através dos livros”, disse.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!