Pré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir deste domingo (15)

Propaganda eleitoral e pedidos de votos ainda não serão permitidos

[Pré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir deste domingo (15)]

FOTO: José Cruz/Agência Brasil

Os pré-candidatos que disputarão as eleições do Brasil, que ocorrem em outubro deste ano, estão autorizados, a partir do próximo domingo (15), a realizar campanha prévia de financiamento coletivo, modalidade conhecida como vaquinha virtual ou crowdfunding.

A arrecadação de fundos poderá ser feita apenas via plataformas já cadastradas na Justiça Eleitoral e as doações devem vir exclusivamente de pessoas físicas. No entanto, não existe limite ao valor que poderá ser recebido.

Até o momento,  12 das 14 empresas tiveram o cadastro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quantidade menor que nas eleições de 2018 e 2020, nas quais 59 e 24 empresas se inscreveram respectivamente.

A liberação dos recursos está condicionada ao pedido de registro de candidatura, à obtenção de CNPJ e a abertura de conta bancária. Durante a campanha de arrecadação, os pré-candidatos não poderão fazer pedidos de votos e propaganda eleitoral antecipada.

Eleições

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. 
 


Comentários