Pré-sal: ministro de Minas e Energia vai aos EUA convencer petroleiras a participar de leilão
Albuquerque diz já ter agendado encontros com quatro petroleiras, a pedido das companhias

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realiza uma rodada de negócios pelos Estados Unidos em busca de investidores. O intuito do ministro é evitar que o leilão de dois grandes campos do pré-sal na Bacia de Santos, no litoral fluminense, em dezembro, fracasse novamente, como ocorreu em 2019.
Albuquerque participa da OTC, principal evento mundial do setor de óleo e gás, acompanhado dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas e Walton Alencar, de representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da estatal PPSA (que cuida dos contratos do pré-sal).
O ministro diz já ter agendado encontros com quatro petroleiras, a pedido das companhias, para tratar do leilão: a americana ExxonMobil, a colombiana Ecopetrol, a francesa Total e a chinesa CNOOC.
"É importante apresentarmos as características do leilão após eliminarmos as incertezas que tiveram em 2019. Isso é importante, porque certamente haverá empresas interessadas em participar do leilão, e é bom que elas conheçam o projeto" disse Albuquerque ao GLOBO.