Preço do aluguel residencial registra maior alta dos últimos três anos em 2022

Com aumento da oferta, preços devem subir menos em 2023

[Preço do aluguel residencial registra maior alta dos últimos três anos em 2022]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Dados do Índice QuintoAndar mostram que no ano passado o preço de aluguel de imóveis registrou a maior alta dos últimos três anos. O levantamento indica que os valores médios no Rio de Janeiro subiram 17,1% em 2022, enquanto São Paulo teve aumento de 15,5%. Para 2023, o mercado imobiliário de aluguéis deve continuar a apresentar aumentos de preços consistentes, mas com taxas mais moderadas, abaixo do presenciado em 2022.  

“É possível perceber que o mercado de aluguel em 2022 acompanhou o momento da economia brasileira, com crescimento registrado em todos os segmentos. O retorno ao trabalho e ao estudo de forma presencial e a estabilização de modelos híbridos foram grandes impulsionadores dessa alta, especialmente em regiões que são polos comerciais e de ensino, com boa acessibilidade”, avaliou Vinicius Oike, economista do Quinto Andar.

“Para este ano, o mercado de aluguel deve continuar a apresentar aumentos de preços consistentes, mas com taxas mais moderadas. A desaceleração da economia global, somada a um contexto doméstico de juros elevados, pinta um cenário desafiador para 2023″, completou.

Sobre as tendências para o próximo ano, o economista do Quinto Andar aponta que, em São Paulo, o ano será marcado também por um grande número de lançamentos. “Muitos deles comprados por investidores que miram no mercado de aluguel. A adaptação destas unidades à demanda dos inquilinos será determinante para o desempenho do mercado de aluguel na cidade. No Rio, o cenário de aumento de preços deverá se repetir neste ano, mas com taxas mais modestas”, afirmou Oike.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!