Preço do gás deve subir em pelo menos 15 estados até dezembro
Na Bahia, o último reajuste foi feito no início de outubro (28,09%)

Foto: Reprodução/ Bloomberg
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), o preço do gás pode ter um aumento de até 24% em pelo menos 15 estados até o fim deste ano. Em São Paulo, a indústria que usa o combustível deve arcar com um reajuste de 8,11%. Já em Minas Gerais, o aumento pode ser de 23,56%.
No Estado baiano, a concessionária reajustou os preços em 28,09% no início do mês, reflexo do aumento do preço da molécula de gás. A empresa diz que não há ajuste de margem da distribuidora.
Com o reajuste do gás, as empresas responsáveis por repassar o preço final ao consumidor vão precisar gerar novamente um novo aumento. Essa alta é justificada pelo aumento do calote nas distribuidoras, no qual algumas têm inadimplência de 30%.
Algumas distribuidoras estão pleiteando aumentos para o próximo ano. A concessionária de Santa Catarina, por exemplo, quer reajuste de 22% em janeiro.
Já em São Paulo, a agência reguladora do estado, a Arsesp, informou que, em razão do reajuste de preço aplicado pela Petrobras, uma análise ainda será realizada para avaliar como será feito o repasse para minimizar o impacto aos consumidores.