Preço do material escolar deve aumentar 8% este ano, diz pesquisa
Motivo da alta é a elevação dos custos de matérias-primas como plástico, tinta e papel

Foto: Agência Brasil
O preço do material escolar deve aumentar 8%, em média, entre janeiro e fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. A previsão é da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae). De acordo com a associação, o motivo da alta é a elevação dos custos de matérias-primas, como plástico, tinta e papel.
Além disso, outros motivos elencados são a flutuação do dólar ao longo do ano passado que encareceu produtos como mochilas, estojos e artigos de escrita. Com o aumento, os pais e responsáveis precisam pesquisar preços em lojas e sites. Em São Paulo, segundo uma pesquisa do Procon, os preços podem variar mais de 300% de um estabelecimento para o outro.
Segundo os órgãos de proteção ao consumidor, as escolas não podem determinar a marca ou a papelaria onde o material deve ser comprado, nem exigir a compra dentro da instituição, com exceção das apostilas fabricadas pela próprio colégio. Os especialistas recomendam seguir a lista fornecida pela escola e ir às compras com os pequenos como uma forma de educá-los financeiramente.