Prefeito de Lisboa, Carlos Moedas quer investir em programas de atração de turistas
Para ele, 'a comunidade brasileira é bem-vinda'

Foto: Getty Images
O novo prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, disse ao blog Portugal Giro, do jornal O Globo, que irá manter os programas de incentivo à internacionalização de empresas. Além disso, ele afirmou que os brasileiros são parte importante deste ecossistema e do novo projeto da prefeitura, a Fábrica de Unicórnios, que será criada em 2022. Para o prefeito, os brasileiros ajudaram no processo de transformação pela qual Lisboa passou para se adaptar aos novos tempos.
A era da inovação digital e do “faça você mesmo” tem levado a comunidade a sair do Brasil em busca de novas chances ou de plataformas que possibilitem a criação de algo novo. “Primeiro, toda a comunidade brasileira é bem-vinda, porque tem sido um pilar de Lisboa, são lisboetas e eu realmente penso que esta comunidade, em termos de empreendedorismo, tem acrescentado valor à sociedade”, disse Moedas.
Com a chegada de um novo prefeito, era possível que alguns programas da prefeitura fossem desativados. Na entrevista, no entanto, Moedas não apenas garantiu a sequência como inventou uma nova forma de atração de brasileiros e estrangeiros em geral.
“Vamos criar condições, diferentes condições, seja através de universidades ou das ajudas conhecidas em termos de programas de empreendedorismo. Todos aqueles que são brasileiros têm acesso a eles. Isto é muito importante para a cidade de Lisboa e vamos continuar com eles, seja a StartUp Lisboa ou o Invest Lisboa. E vamos transformar isso na Fábrica de Unicórnios, que é o próximo passo”, afirmou.
Carlos Moedas, do Partido Socialista Democrata (PSD), foi eleito em setembro deste ano. Com um discurso pautado para atração e manutenção de empresas internacionais na cidade, Moedas quer transformar Lisboa na capital mundial da inovação.


