Prefeitura de Manaus não irá liberar as 38 escolas municipais para o Enem

Primeira prova está marcada para este domingo (17)

[Prefeitura de Manaus não irá liberar as 38 escolas municipais para o Enem]

FOTO: Adneison Severiano/G1

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Manaus informou que não vai liberar as 38 escolas municipais para a realização do Enem, que terá a primeira prova presencial marcada para este domingo (17). O segundo dia da avaliação está marcado para a próxima semana. 

De acordo com o secretário da Educação, Pauderney Avelino, a medida é para evitar aglomerações nas unidades de ensino e a propagação da Covid-19. De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação enviou ao Ministério Público Federal  um ofício com os motivos da não liberação. “É uma temeridade, sobretudo nesse momento. Hoje é dia 13. A prova será daqui a quatro dias e sabemos que a situação de Manaus em relação a pandemia não vai acalmar até lá. Abrir as escolas para o Enem representa aglomeração na frente e no interior delas. Enviamos as nossas razões ao Ministério Público e também sugerimos que o Enem seja adiado”.

Nesta terça-feira (12), a Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas. As datas foram mantidas, mas ficou decidido que cabe aos munícipios, a depender da situação epidemiológica da cidade, impedir a realização do exame. 

Manaus vive um novo surto da Covid-19 e sofre mais uma vez com hospitais e cemitérios lotados. Em 12 dias, o número de novas internações superou o total de abril e colocou janeiro como o mês com mais hospitalizações pela doença.


Comentários