Prefeitura de Salvador anuncia medidas para melhorar a educação municipal após pandemia
Entre as medidas estão reforço na alfabetização, cuidado e formação dos estudantes e profissionais da educação

Foto: secom
A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta segunda-feira, 8 de maio, um pacote de ações e investimentos para melhorar a educação pública municipal, com foco na alfabetização, cuidado e formação dos estudantes e profissionais da educação. O objetivo é recuperar o tempo perdido durante a pandemia e melhorar a qualidade do ensino na cidade.
Entre as medidas anunciadas estão: reforço no número de profissionais para auxiliar na alfabetização, aumento de veículos e agentes integrantes da ronda escolar, criação de um centro de formação para professores, contratação de psicólogos para fortalecer vínculos e dar suporte ao corpo docente, contratação de agentes de desenvolvimento infantil e de 1.500 estagiários para ampliar o reforço escolar. Também estão previstos a atualização do material Nossa Rede, com ênfase na alfabetização, inovações do projeto Conectividade e Educação Digital, aquisição de material específico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa de Apoio ao Aprendizado (PAAP) e o projeto Agente da Educação/Aluno Presente.
O anúncio contou com a participação do prefeito Bruno Reis, do secretário de educação, Thiago Dantas, e da educadora Cybele Amado, titular da Diretoria de Formação do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa também visa aprimorar a segurança nas escolas, com a criação da Ronda Escolar Humanizada, na qual agentes da Guarda Civil Municipal atuarão com dedicação exclusiva, e a ampliação do videomonitoramento em cerca de 60 unidades escolares.
O secretário de educação ressaltou a importância de investir em formação e tecnologia para garantir um melhor aprendizado e oportunidades aos estudantes. "Ter essa mentalidade voltada ao digital é realmente um grande desafio atualmente, mas é algo que a gente tem que fazer. É uma oportunidade que a gente está criando para poder se desenvolver de maneira plena. É preciso proporcionar isso para que esses jovens possam ter novas oportunidades, e quem sabe isso não vai ser um grande diferencial no futuro delas para uma colocação no mercado de trabalho. Vamos investir também em formação, investindo nesse objetivo", destacou o secretário.