Prefeitura de Salvador convoca beneficiários do Bolsa Família para atualização das condicionalidades de saúde
Ação visa garantir a manutenção do benefício e segue até 30 de junho

Foto: MDAS/Divulgação
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convocou na quarta-feira (31), os beneficiários do Programa Bolsa Família para realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde, que são exigidas para a manutenção do benefício. A ação está em vigor até o dia 30 de junho e não requer agendamento prévio.
Todos os postos de saúde da capital estão disponíveis para receber os beneficiários do Bolsa Família e realizar a atualização das condicionalidades de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É obrigatória a apresentação de um documento com foto, o cartão do programa, a caderneta da gestante (no caso das grávidas) e o cartão de vacinação das crianças. O não cumprimento dessas obrigações determinadas pelo Governo Federal resultará no bloqueio do benefício.
A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, ressalta a importância da atualização dos dados e destaca o funcionamento do serviço. "É fundamental que a população esteja atenta ao cumprimento das condicionalidades para evitar a suspensão do benefício. Além disso, é recomendado não deixar para a última hora, a fim de evitar filas e aglomerações. Nossos postos estão abertos todos os dias da semana, garantindo um acompanhamento cuidadoso das famílias", afirmou.
Atualmente, Salvador conta com 310.681 pessoas aptas a realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde. Até o dia 30 de maio de 2023, foram acompanhados 96.156 beneficiários, o que representa um percentual de 30,95%. O acompanhamento é uma diretriz do programa e está relacionado à realização do pré-natal em gestantes, ao estado nutricional (peso e altura) de mulheres entre 14 e 44 anos, à atualização do cartão de vacinação e à verificação do estado nutricional (peso e altura) de crianças menores de 7 anos.