Prefeitura de Salvador oferta mais de 18 mil vagas para Educação Infantil
Secretário da Educação Marcelo Oliveira afirmou que ação visa minimizar efeitos da pandemia

Foto: Farol da Bahia
Um projeto da Prefeitura de Salvador junto a 133 escolas comunitárias vai ofertar mais de 18 mil vagas para Educação Infantil na capital baiana. O secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira, explicou na manhã desta terça-feira (22), em coletiva, que muitas crianças ficaram sem estudar durante a pandemia e que essa iniciativa visa, sobretudo, dar oportunidade de acesso ao ensino a população mais carente.
Na ocasião, foram assinados os termos de colaboração para o repasse de recursos, que possibilitarão a oferta de vagas nos segmentos creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), em áreas onde a rede municipal ainda não consegue atingir.
“Essa iniciativa tem o propósito de prover a educação para as nossas crianças, principalmente as mais carentes. Há muitos anos fazemos esses convênios, mas o que temos observado é a importância dessas instituições nos últimos anos. Com a pandemia, muitas escolas privadas foram prejudicadas com a suspensão das aulas e a renda das pessoas diminuiu. Logo, a demanda da rede municipal de ensino cresceu exacerbadamente. Nesses últimos anos, nós estamos falando de mais de 30 mil crianças que vieram para rede municipal”, disse o secretário.
“Esse projeto tem a proposta de expandir a oferta de vagas de creches e educação infantil em Salvador. Essa iniciativa envolve as instituições filantrópicas, que já oferecem vagas gratuitas para a população. Para ser beneficiada, essas entidades não podem cobrar nada dos alunos. Normalmente, essas escolas vivem de doações”, completou Oliveira.