• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Prefeitura de Salvador se manifesta em defesa de Belém após falas do chanceler alemão

Prefeitura de Salvador se manifesta em defesa de Belém após falas do chanceler alemão

Fala de Friedrich Merz repercutiu e gerou críticas de diversos políticos

Por Da Redação
Às

Prefeitura de Salvador se manifesta em defesa de Belém após falas do chanceler alemão

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após falas ofensivas do Chanceler alemão Friedrich Merz sobre Belém, capital do Pará, a prefeitura de Salvador se manifestou em defesa da cidade nortista. Em publicação conjunta com a prefeitura de Belém nas redes sociais, nesta última terça-feira (18), as gestões elaboraram um guia de como "turistar no país alheio". 

"Deixo aqui um lembrete básico de convivência internacional, já que algumas visitas esqueceram a educação na mala!", escreveram na legenda.O post utiliza a gíria baiana "se saia" para se despedir da comitiva alemã. 

Após participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) o Chanceler alemão declarou que estava "extremamente feliz" de deixar a capital paraense. A fala foi feita durante um discurso realizado no Congresso Alemão do Comércio, em 13 de novembro. 

"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", disse.

O discurso foi transcrito e disponibilizado oficialmente no site e no canal do YouTube do Congresso Alemão do Comércio, organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), principal federação do varejo na Alemanha.

Repercussões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu a fal do chanceler, afirmando que Belim, capital alemã, não tem 10% da qualidade de Belém. A delcaração do presidente foi feita na terça-feira (18) durante a inauguração da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).

"O primeiro-ministro da Alemanha [Merz] esses dias se queixou: 'Ah, eu fui em Belém, mas voltei logo, porque eu gosto mesmo é de Berlim'. Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará, deveria ter dançado no Pará, ele deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém. E eu falava toda hora: 'coma maniçoba'", disse Lula.

Assim como Lula, outros políticos se manisfestaram sobre a situação. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, chamou Merz de "nazista" e "filhote de Hitler", mas apagou o comentário em seguida.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que a fala do alemão fo preconceituosa. "O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado"", disse Helder, nas redes sociais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.