Prefeitura de Sao Paulo muda protocolo e orienta ir ao médico no início de sintomas da Covid
Protocolo anterior sugeria esperar piora do paciente

Foto: Reprodução
A prefeitura de São Paulo passou a orientar as pessoas para procurarem atendimento médico no primeiro dia de sintomas de covid19. A cidade e o estado são o epicentro da doença no Brasil, com o maior número de mortos por covid-19. Nesta segunda-feira (19), os números ultrapassaram 80 mil.
A a mudança de orientação é por causa da variante P.1, que está promovendo um agravamento rápido do quadro de saúde, levando mais jovens para as UTIs e com tempo de internação maior.
No início da pandemia, o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse que as pessoas só deveriam procurar atendimento médico quando começassem a sentir falta de ar, que é um indicativo de que a doença já está em estado avançado. A fala foi considerada um erro e condenada por médicos de todo o Brasil.
Embora não exista um tratamento específico contra a doença, um médico pode avaliar a condição clínica do paciente e começar a tratar os efeitos da doença logo nos primeiros sintomas, diminuindo riscos de sequelas graves e, até mesmo, internação e óbito.