Prefeitura instaura inquérito para apurar o vazamento de dados de pacientes com HIV
A Sociedade Brasileira de Infectologia manifesta indignação após divulgação de nomes d pela prefeitura de Feira de Santana

Foto: Foto: Prefeitura Municipal de Feira de Santana
A prefeitura de Feira de Santana divulgou no Instagram na segunda-feira (22) uma nota informando que instaurou sindicância interna para apurar a divulgação no Diário Oficial de Feira de Santana (BA) das identidades dos mais de 600 beneficiários do Passe Livre, concedido às pessoas com HIV/AIDS .
Segundo a nota, serão analisadas tanto as causas quanto os possíveis responsáveis pelo vazamento dos dados, bem como medidas que possam ser implementadas para evitar que a situação ocorra novamente. O resultado da investigação será divulgado em 15 dias.
Já a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) manifestou indignação também por meio de nota, ainda na segunda-feira.
A entidade afirmou que a publicação das informações viola direitos como a dignidade das pessoas, ao mesmo passo que expõem os indivíduos a estigma, à discriminação e consequências irreparáveis. [Veja no fim da matéria]
Além de exigir a apuração da situação e a responsabilização dos responsáveis, a SBI finalizou se solidarizando com todos os indivíduos expostos e reafirmou o compromisso em combater situações semelhantes.