Prefeitura se compromete a preservar tradicional nome do festejo de Iemanjá
O compromisso foi estabelecido na última segunda-feira (16)

Foto: Reprodução
A Prefeitura de Salvador prometeu preservar a denominação ‘Festa de Iemanjá’ em todas as futuras divulgações do festejo tradicional, realizado no dia 2 de fevereiro. O compromisso foi estabelecido na última segunda-feira (16), após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público estadual.
O órgão se comprometeu ainda a publicar em redes sociais e em site oficial uma nota na qual identifique a festa com a religiosidade afro-brasileira e, através também da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a encaminhar ao Ministério Público a comprovação da adequação das peças publicitárias de divulgação do evento.
O acordo foi assinado pelos promotores de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora do Centro de Apoio, Lívia Sant’Anna Vaz, coordenadora do Grupo Especial de Proteção aos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis), e pelo promotor de Justiça Edvaldo Vivas, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac). Os promotores explicam no documento, que a ‘Festa de Iemanjá’ se trata de uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, com origem associada ao candomblé, além de ser considerada patrimônio imaterial de Salvador.