Prefeituras baianas negam aplicação de vacina Astra Zeneca com validade vencida
Em nota, a Sesab informou que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios

Foto: Reprodução
Prefeituras de diversas cidades baianas negaram que tenham aplicado doses vencidas da vacina AstraZeneca, contra a covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, não há ocorrência de aplicação de doses vencidas na capital baiana. A cidade recebeu dois dos lotes apontados pelos pesquisadores – Lote CTMAV506 / Lote 4120Z005 – e todas as doses foram administradas antes da data de vencimento dos imunizantes.
Segundo os pesquisadores, o levantamento foi feito com base no cruzamento de dados oficiais do governo federal e apontam que os lotes mencionados constam no Sistema Único de Saúde (SUS).
A SMS também informou que a aplicação das doses foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e apenas no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior a aplicação da vacina.
A pasta também afirmou que tem utilizado todas as ferramentas para minimizar possíveis falhas no processo de imunização contra a Covid-19 na cidade.
A secretaria de Saúde de Vitória da Conquista também negou a aplicação de doses vencidas da AstraZeneca. Segundo a pasta, o lote de vacinas AstraZeneca/Oxford de número 4120Z-005, com vencimento em 14 de abril de 2021, foi recebido no município em 24 de janeiro e utilizado antes do vencimento.
A prefeitura de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, informou, através da Secretaria de Saúde (Sesau), que as doses do lote 4120Z005, com vencimento para o dia 14 de abril foram do primeiro lote recebido pelo município.
De acordo com a Sesau, o município de Juazeiro realizou a administração das vacinas desse lote nas Unidades de Saúde antes do vencimento.
Além disso, a última nota registrada pela Sesau no Sistema de Insumos Estratégicos (SIES) sobre este lote foi enviada em 23 de março.
Além das prefeituras, o Governo da Bahia emitiu uma nota por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informando que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios baianos.