Prêmio Ser Humano consagra os melhores projetos de RH da Bahia em 2025!
Evento destacou projetos inovadores e transformadores na Gestão de Pessoas; ABRH Bahia celebra crescimento e excelência da edição 2025

Foto: Júnior Góis
Uma das mais relevantes premiações da área de Gestão de Pessoas no estado foi realizada nessa terça-feira (02), na Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador, reunindo empresas, profissionais, lideranças e representantes de instituições ligadas ao universo de Pessoas e Cultura. Trata-se do Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio (PSH), iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH Bahia).
Com recorde de participação, a edição deste ano contabilizou 52 cases inscritos e 28 finalistas, praticamente o dobro em relação à edição anterior, consolidando o prêmio como a principal vitrine das melhores práticas em gestão de pessoas na Bahia. O troféu foi entregue aos cases que obtiveram pontuação superior a 90 pontos e os certificados foram concedidos aos finalistas que alcançaram nota acima de 80.
Para o presidente da ABRH Bahia, Vítor Igdal, os números refletem o amadurecimento da área e o engajamento crescente das organizações. “O Prêmio Ser Humano é sobre envolver, engajar e cuidar de gente. Cada projeto inscrito carrega esforço, dedicação e propósito. Parabenizo todos os participantes, finalistas, vencedores, o nosso Comitê Avaliador, parceiros e equipe de organização. Esse prêmio é construído a muitas mãos e é isso que mantém viva a excelência do RH na Bahia”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com a palestra de Samir Abud, especialista em desenvolvimento humano, que abordou temas como propósito, conexões humanas e saúde mental no trabalho. O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil e ex-presidente da entidade, Paulo Sardinha, reforçando o prestígio institucional da premiação.
Sardinha afirmou que quer apoiar os cases baianos a concorrerem a premiação da Federação Interamericana de Associações de Gestão Humana (FIDAGH), que reúne associações nacionais de gestão de pessoas da América Latina. “Conheço trabalhos de fora do país, inclusive na Europa e Estados Unidos, e posso afirmar que temos muita qualidade”, destacou.
A condução da cerimônia ficou por conta de Jaqueline Louise, integrante do Comitê de Organização do PSH, e de Yang Mendes, especialista e professor de oratória, fundador da Eloquence Escola de Oratória. “Cada case apresentado representa um ano inteiro de trabalho, dedicação e cuidado com as pessoas dentro das organizações. O Prêmio Ser Humano é um espaço de reconhecimento, mas também de inspiração. Convidamos desde já mais empresas e instituições a participarem da próxima edição”, disse Jaqueline Louise.
Categorias e vencedores
Na categoria Desenvolvimento, foram reconhecidas as iniciativas do IEL, da Jacobina Mineração, do TRT da 5ª Região e da UCS Sefaz Bahia, que se destacaram por projetos voltados à qualificação profissional, fortalecimento da cultura organizacional, modernização de processos e desenvolvimento de lideranças.
Na categoria ESG, foram premiados o Acelen; Atakarejo; Fundação José Silveira; Lilian Farias Planejamento Urbano e Arquitetura; Parque Social e Pessoa e Pessoa Advogados, cujos projetos se destacaram por ações voltadas à sustentabilidade, diversidade, responsabilidade social e boas práticas de governança.
Na categoria Excelência Organizacional, o prêmio foi concedido à Schmidt Agrícola, reconhecida por suas práticas estruturadas de gestão, inovação e fortalecimento do ambiente organizacional. Já na categoria Jovem, a vencedora foi a Bracell, premiada por iniciativas voltadas à formação, capacitação e desenvolvimento de jovens talentos.
Avaliação técnica
Os cases foram avaliados a partir de cinco critérios técnicos, que totalizaram 100 pontos: Inovação (25), Resultados (25), Aplicabilidade (20), Qualidade (15) e Relevância (15). A avaliação foi realizada por profissionais indicados pela ABRH Nacional, sem representantes sediados na Bahia, assegurando imparcialidade e rigor técnico.

