• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Presença dos Estados Unidos na COP30 ainda é incerta, afirma presidente da conferência

Presença dos Estados Unidos na COP30 ainda é incerta, afirma presidente da conferência

Mesmo após convite de Lula a Donald Trump, país norte-americano não confirmou delegação para o evento

Por Da Redação
Às

Presença dos Estados Unidos na COP30 ainda é incerta, afirma presidente da conferência

Foto: Fernando Donasci/MMA

Os Estados Unidos ainda não confirmou presença para a COP30, conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Falta menos de um mês para o evento que será realizada em Belém (PA).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou, na semana passada, diretamente o presidente norte-americano Donald Trump para participar do encontro, durante uma conversa telefônica. No entanto, segundo o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, não há, até o momento, sinalização de que o país enviará representantes.

“O Brasil tem essa circunstância de ser um dos raríssimos países que têm relações com todos os outros do mundo. Se nós estamos fazendo a maior conferência da ONU, é normal que o Brasil insista que queira que todos venham. O presidente Lula está muito claro com isso, de que essa é uma porta aberta para todos, e todos serão bem-vindos. Mas não há ainda indicação de delegação [dos EUA]”, afirmou Corrêa.

A declaração foi dada durante o primeiro dia da Pré-COP, evento preparatório realizado em Brasília que reúne negociadores do clima para debater pautas que antecedem a conferência de Belém. A reunião começou nesta segunda-feira (13) e termina na terça. Os Estados Unidos não enviaram representantes.

Apesar da ausência, Corrêa destacou que os cerca de 60 países participantes mostraram convergência em torno de temas como o fortalecimento do multilateralismo e a adaptação às mudanças climáticas.

“Deu para sentir um alinhamento grande com o desejo do fortalecimento do multilateralismo, disso não há dúvida”, declarou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.