Presidente da Câmara diz que crise sobre IOF não tem “vencedores nem vencidos”

Hugo Motta afirma que foco deve ser a estabilidade do país em meio ao impasse entre Congresso e governo

Por Da Redação
Ás

Presidente da Câmara diz que crise sobre IOF não tem “vencedores nem vencidos”

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (4) que o impasse entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre a cobrança do IOF não deve ser tratado como uma disputa de vencedores e vencidos, mas sim como uma pauta que exige foco na estabilidade econômica do país.

“Não há cabo de guerra, não há vencedor e vencidos nessa guerra”, declarou Motta em entrevista à CNN. Para ele, o compromisso dos parlamentares e do governo deve ser com o equilíbrio fiscal e com a construção de um ambiente favorável ao crescimento econômico. “O que nós temos é que cuidar do país, é poder melhorar a situação e entregar a nossa população, entregar aquilo que é mais importante para nós, que representamos o povo, que a nossa população tenha um país estável, um país com oportunidades, uma condição econômica favorável para que o governo possa executar suas políticas públicas e o Congresso possa cumprir o seu papel nessas medidas econômicas tão importantes”, completou.

A declaração de Motta ocorre em meio ao debate sobre o aumento do IOF, cuja decisão de elevação foi derrubada pelo Congresso, motivando o governo a recorrer ao Supremo Tribunal Federal para questionar a constitucionalidade da medida. Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão dos efeitos da derrubada e propôs uma audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo.

O governo argumenta que o aumento do imposto é necessário para viabilizar o equilíbrio das contas públicas, enquanto parte do Congresso aponta a alta de tributos como um entrave ao crescimento econômico. O tema se tornou um dos principais pontos de tensão entre o Planalto e o Legislativo neste início de segundo semestre.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.