Presidente da CCJ no Senado avalia prazo razoável para análise da Reforma da Previdência

Segundo a senadora Simone Tebet (MDB), o prazo ideal seria de dois meses e não 45 dias como quer o governo

[Presidente da CCJ no Senado avalia prazo razoável para análise da Reforma da Previdência ]

FOTO: Agência Brasil

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Simone Tebet (MDB) entende que dois meses seria um tempo razoável para análise da Reforma da Previdência (PEC 6/2019) na Casa. A afirmação foi feita em encontro com jornalistas nesta segunda (15) no gabinete da senadora, que explicou que a CCJ funciona como uma espécie de "filtro" para que a votação no Plenário seja mais rápida.

"A gente tem que ser otimista, mas sem fugir da realidade", comentou em relação ao tempo estimado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que anunciou o dia 15 de setembro como prazo. Para ela, o início de outubro é mais provável. 

Para Simone, apenas dentro do colegiado, que é o primeiro a analisar a reforma que terá no Senado como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB), as discussões devem durar de três semana a um mês, para garantir audiências públicas sobre o assunto e um espaço para que a oposição se posicione. A senadora avalia que uma discussão apressada passaria mais uma vez uma imagem pra sociedade de que o Senado apenas carimba as decisões tomadas na Câmara dos Deputados, o que "não tem sentido".

De toda forma, Simone adiantou que o texto (que ainda precisa passar pelo segundo turno de votação no Plenário da Câmara) não deve sofrer modificações, o que deverá ser feito por uma PEC paralela, como é o caso do retorno de Estados e municípios no texto.


Comentários