• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente da Coreia do Sul diz que era de apaziguar Coreia do Norte acabou

Presidente da Coreia do Sul diz que era de apaziguar Coreia do Norte acabou

Yoon Suk Yeol afirma estar pronto para responder qualquer ato de provocação

Por Da Redação
Às

O novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, disse nesta segunda-feira (23), em entrevista à CNN, que a era de apaziguar a Coreia do Norte acabou e qualquer nova conversa entre Seul e Pyongyang deve ser iniciada pelo líder norte-coreano Kim Jong Un.

“Acho que a bola está no campo do presidente Kim. É a escolha dele iniciar um diálogo conosco”, afirmou Yeol, que continuou dizendo que a Coreia do Sul e seus aliados estão prontos para responder a qualquer ato de provocação norte-coreana. “Apenas escapar temporariamente da provocação ou conflito norte-coreano não é algo que devemos fazer. Esse tipo de abordagem nos últimos cinco anos provou ser um fracasso”, reforçou o presidente. 

Neste ano, a Coreia do Norte lançou 15 testes de mísseis. O número é mais do que nos últimos dois anos juntos. No mês passado,  Kim prometeu “fortalecer e desenvolver” suas forças nucleares na “mais alta velocidade possível”.

Ainda na entrevista, Yoon disse que não queria que a Coreia do Norte “colapsasse”. “O que eu quero é prosperidade compartilhada e comum na Península Coreana”, disse. “Não acredito que o aumento da capacidade nuclear [da Coreia do Norte] seja útil e conducente à manutenção da paz internacional”, completou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário