Presidente da Ucrânia pede garantias de proteção do Conselho de Segurança da ONU
Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de crime de guerra

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu nesta terça-feira (5), durante discurso para o Conselho de Segurança da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que os membros fornecessem mais garantias de segurança ao país. Ao conversar com os estados membros por meio de um tradutor, o presidente ucraniano alegou que a Rússia é amplamente responsável pelos danos da guerra.
"Onde está a segurança que o Conselho de Segurança precisa garantir? Não está lá. Embora haja um Conselho de Segurança. Então, onde está a paz? Quais são essas garantias que as Nações Unidas precisam assegurar?", questionou Zelensky.
"Gostaria de lembrá-los do Artigo 1, Capítulo 1 da Carta da ONU. Qual é o propósito da nossa organização? Seu propósito é manter a paz", disse ele. "E agora a Carta da ONU foi violada literalmente, começando com o Artigo 1. Qual é o sentido de todos os outros artigos?", completou.
Ao chamar as ações russas de "crimes de guerra", Zelensky pediu investigações completas e transparentes. "Acesso máximo para jornalistas, cooperação máxima com instituições internacionais, envolvimento do Tribunal Penal Internacional - responsabilidade completa e total. Tenho certeza de que todos os estados membros da ONU devem estar interessados nisso", pediu o presidente.