Presidente de Israel oficializa mandato de Netanyahu para formar governo
Primeiro-ministro volta ao cargo após ser acusado de corrupção, fraude e abuso de poder em três casos

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu foi nomeado oficialmente, neste domingo (13), para formar um novo governo em Israel. Em declarações televisionadas, Netanyahu prometeu formar “um governo estável, bem-sucedido, responsável e dedicado que trabalhará em benefício de todos os residentes do estado de Israel”.
"Dou-lhe o mandato para formar um governo", declarou o presidente de Israel, Isaac Herzog, ao lado de Netanyahu, em uma entrevista coletiva em Jerusalém.
O primeiro-ministro mais antigo de Israel está no caminho para um dos governos mais estáveis em anos, visto que recebeu recomendações suficientes de partidos com ideias semelhantes para garantir 64 dos 120 assentos do parlamento.
O conservador disse que já existe um amplo acordo sobre a identidade judaica de Israel, mas que as liberdades individuais também deveriam ser mantidas. Esse discurso seria uma aparente alusão à minoria árabe de 21%, bem como aos liberais seculares.
Ele prometeu também mais reformas de livre mercado para reduzir o custo de vida. "Devemos agir com determinação contra a beligerância do Irã e, acima de tudo, frustrar seu esforço para se armar com armas nucleares, que tem desígnios diretos contra a nossa existência", pontuou.
O novo primeiro-ministro volta ao cargo após ser acusado de corrupção, fraude e abuso de poder em três casos. O presidente de Israel observou o julgamento de Netanyahu, mas disse que não representa nenhum obstáculo legal para ele voltar ao cargo.