Presidente do Banco Central prevê crescimento de 4% do PIB em 2021

Recuperação deve ocorrer após queda de 5% em 2020

Por Da Redação
Ás

Presidente do Banco Central prevê crescimento de 4% do PIB em 2021

Foto: Reprodução/Suno Research

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, previu nesta quarta-feira (2) que o Brasil deve ter uma queda "por volta" de 5% no PIB em 2020 seguida de uma recuperação de um "pouco mais" 4 % em 2021. O número para 2020 é um pouco maior do que o previsto pelo Ministério da Economia, de queda de 4,7%, mas menor do que a atual projeção do Banco Central, feita em junho, de uma redução de 6,4%. 

Campos Neto citou três dimensões que devem determinar a sustentabilidade do crescimento da economia mundial, uma preocupação com a inclusão e a ambiental, um movimento intensivo de tecnologia e mudanças no comércio, com uma produção mais desconcentrada. "No nosso caso, é importante ser inclusivo, porque as pessoas pobres no Brasil precisam ser assistidas e precisamos contar para o mundo que nós ligamos e nos preocupamos com o crescimento sustentável".

Durante entrevista para a Bloomberg, o presidente do BC voltou a ressaltar a importância do controlo de gastos no governo. Segundo ele, não há juros e juros sem controle fiscal. "No caso do Banco Central, eu sempre digo que nós não somos o motoristas, nós somos o passageiro. O motorista é o fiscal. É impossível ter juros baixos e baixa com indisciplina fiscal". Ainda de acordo com o presidente do BC, o governo precisa reforçar a mensagem de que é sério sobre a disciplina fiscal, sobre a manutenção do teto de gastos e do crescimento puxado pelo setor privado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.