• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Presidente do BC afirma que projeto do PIX já existia antes de ele ser indicado por Bolsonaro

Presidente do BC afirma que projeto do PIX já existia antes de ele ser indicado por Bolsonaro

Sindicato do BC criticam campanha do candidato à reeleição por atribuir a ele a criação da ferramenta

Por Da Redação
Às

Presidente do BC afirma que projeto do PIX já existia antes de ele ser indicado por Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o projeto do PIX já estava em andamento antes mesmo de ele ser indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Declaração foi resposta ao questionamento sobre a exploração eleitoral do PIX pelo candidato à reeleição.

"Tinha um grupo de trabalho sobre pagamento instantâneo antes da minha chegada, que tinha concluído que tinha beneficio ter um programa de pagamentos instantâneo bem feito. Que isso geraria melhoria na intermediação financeira", disse.

Ao assumir a presidência da instituição, Campos Neto conta que sentiu necessidade de tornar a implementação do PIX uma prioridade, por isso, acelerou o processo. Previsto para ter início em 2023, a ferramenta passou a funcionar ainda em 2020.

Em vídeos veiculados durante a propaganda eleitoral gratuita, Jair Bolsonaro, mais de uma vez, alegou que o seu governo criou o Pix. "Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos. É o nosso governo inovando", diz, durante gravação de 30 segundos. O Sindicato Nacional dos funcionários do Banco Central (Sinal) já se manifestou várias vezes contra o uso político da ferramenta pelo candidato.

"O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central vem a público repudiar mais uma vez o uso eleitoral do PIX por certos grupos políticos. Tal sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos Analistas e Técnicos do Banco Central do Brasil – ou seja, por servidores concursados de Estado, não pelo atual governante ou por qualquer outro governo", declarou a entidade em nota do dia 13 de setembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.