Presidente do Comitê do Japão afirma que Jogos Olímpicos deve ter versão reduzida
“A prioridade é estar seguro”, afirmou Yasuhiro Yamashita

Foto: Reprodução
O presidente do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Yasuhiro Yamashita, afirmou nesta quarta-feira (14) que os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados pra 2021, devem ocorrer provavelmente em uma versão reduzida.
Em março, o Japão e o Comitê Olímpico Internacional (COI) adiaram os Jogos de Tóquio para 2021 em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Desde então, os organizadores têm falado em tentar simplificar o evento (que, inicialmente, começaria em julho de 2020) para reduzir custos e garantir a segurança dos atletas.
“Os Jogos, que experimentei antes, eram lindos e extravagantes”, disse Yamashita, ex-medalhista de ouro olímpico no judô, na sede do JOC. “Porém, não acho que o conceito dos próximos Jogos vá buscar essas coisas. A prioridade é estar seguro”, acrescentou.
Yamashita, que assumiu a presidência do JOC em junho do ano passado no lugar de Tsunekazu Takeda, que está sendo investigado por acusações de corrupção, disse que a pandemia também estava causando sofrimento financeiro à organização.
“Em relação ao próximo ano fiscal [a situação financeira do JOC] será bastante difícil”, disse o dirigente após um difícil primeiro ano no cargo. "Acho que existe uma grande possibilidade de termos de pedir dinheiro emprestado, disse.