Presidente do Inep diz que Enem 2021 será realizada entre novembro e dezembro
Planejamento para a próxima edição não deve ter alterações

Foto: Reprodução/YouTube/Inep
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está sendo planejado para ocorrer em novembro ou dezembro deste ano, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes. A afirmação foi dada durante uma entrevista à imprensa neste domingo (7). A edição de 2020, prevista para ser realizada no mês de novembro daquele ano, foi adiada por conta da pandemia da Covid-19. Com o aumento de casos e mortes por coronavírus, houve pressão para que o exame tivesse um novo adiamento, o que não aconteceu.
Para Lopes, o cronograma da edição de 2021 não deve ser alterado. O planejamento mantém como data provável o mês de novembro, em que o Enem ocorria antes da pandemia, mas traz a possibilidade de ocorrer em dezembro. Além disso, a proposta de Lopes é expandir a versão digital na edição de 2021. "Já em 2021 vamos ampliar a oferta, para mais pessoas fazerem o Enem digital", afirmou.
O presidente do Inep também comentou sobre a taxa alta de abstenção no Enem digital, já que no primeiro domingo de provas (31/1) 68% dos inscritos não compareceram. Já no segundo domingo de aplicação dos exames, o índice foi de 71,3%, o equivalente a 66.733 candidatos, de acordo com informações do instituto. Apesar disso, ele se considerou "satisfeito" com a aplicação.
"Em ano de pandemia, com todas as dificuldades de conseguir locais de prova, de conseguir pessoas para aplicarem a prova, o Inep conseguiu manter sua proposta de fazer Enem digital já na edição de 2020 e conseguimos fazer essa aplicação. Estamos muito satisfeitos com o resultado, muito satisfeitos por poder oferecer aos jovens do Brasil essa nova opção, que é o Enem digital, e que a partir de 2026 será obrigatório", afirmou.