Presidente do Itaú diz que há risco de 'bolha' na Bolsa brasileira

Candido Bracher afirma que limite para os juros do cheque especial podem afetar lucro dos bancos

Por Da Redação
Às

Presidente do Itaú diz que há risco de 'bolha' na Bolsa brasileira

Foto: Reprodução/ Valor Econômico

Durante uma conferência sobre os resultados do banco em 2019, o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, disse em entrevista ao Estadão que a "corrida" das pessoas físicas à Bolsa, motivada pelos juros baixos, ainda não poder ser classificada como uma "bolha". 

No entanto, Bracher disse que a manutenção dessa situação em um período longo pode abrir espaço para formação de dinheiro em excesso alocado na renda variável. “Não vejo sinais de bolha ainda, mas vejo razões para estarmos atentos e o fenômeno pode e tende a ocorrer com taxas de juros muito baixa e por muito tempo”, disse.

Essa alocação de capital em renda variável deve chegar a um recorde em 2020, caso os planos do mercado financeiro se concretizem. A exemplo do banco Morgan Stanley, que espera um número recorde de aberturas de capital para este ano – acima do total de 74 registrado em 2007. O movimento é causado pela forte queda da taxa básica de juros, a Selic, que foi reduzida para 4,25% pelo Banco Central (BC) na semana passada.

Na última terça-feira (11), Bracher citou que alguns fatores podem afetar os lucros dos bancos neste ano. Limite para os juros do cheque especial, a manutenção da Selic e o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, são os principais fatores.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.