Presidente do Peru permanece no caggo após sobreviver a processo de impeachment

Martín Vizcarra respondia a processo por suspeita de corrupção

[Presidente do Peru permanece no caggo após sobreviver a processo de impeachment ]

FOTO: Presidência do Peru

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, de 57 anos,  permanece no cargo após sobreviver a um processo de impeachment na sexta-feira (18), no Congresso, No total, foram 78 votos contra o impeachment, 32 a favor e 15 abstenções. Segundo informações de analistas políticos ouvidos pela imprensa peruana, o resultado era esperado porque o atual momento de crise causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não favorecia uma discussão sobre impeachment a apenas um ano das próximas eleições presidenciais. 

O processo de impeachment contra Vizcarra foi aberto na semana passada, depois do vazamento de áudios que, de acordo com os parlamentares, mostram o presidente tentando minimizar a sua relação com o cantor Richard Cisneros, investigado por conta de contratos irregulares com o governo. Nos áudios, o presidente peruano  conversa com duas assessoras sobre as idas de Cisneros ao palácio presidencial e pede para que mintam em um inquérito parlamentar.

Em discurso, o presidente colocou-se à disposição do Ministério Público e fez um apelo para que os congressistas "não se distraiam" neste momento em que o país enfrenta a crise do coronavírus. Ainda segundo o presidente peruano, não há comprovação de irregularidades que justificassem a destituição. "O único ato ilegal que está comprovado até agora é a gravação clandestina", afirmou.

Na última quinta-feira (17), o Tribunal Constitucional rejeitou uma medida cautelar solicitada por Vizcarra para suspender o julgamento. Na decisão, a  juíza Marianella Ledesma destacou que o tribunal não concedeu a medida, porque "o risco de vacância diminuiu", sinal de que os inimigos de Vizcarra não teriam votos para destituí-lo, segundo a agência France Presse.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!