Presidente do TSE considera ataques de Bolsonaro como "lamentáveis"

Bolsonaro chamou Barroso de "idiota"

Por Da Redação
Às

Presidente do TSE considera ataques de Bolsonaro como "lamentáveis"

Foto: Carlos Moura/Agência O Globo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, rebateu os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta sexta-feira (9). O ministro considerou os ataques como "lamentáveis quanto à forma e ao conteúdo". Em nota, o ministro rebateu em cinco pontos as ameaças feitas por Bolsonaro, e disse que a "acusação leviana de fraude no processo eleitoral é ofensiva a todos" os ministros que já presidiram a Corte eleitoral.

"Desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, jamais se documentou qualquer episódio de fraude. Nesse sistema, foram eleitos os presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. Como se constata singelamente, o sistema não só é íntegro como permitiu a alternância no poder", diz a nota encaminhada à imprensa.

O presidente do TSE, também afirmou que a realização da data prevista na Constituição, é deduzida pelo regime democrático. "Qualquer atuação no sentido de impedir a sua ocorrência viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade", afirma.

Roberto Barroso, ainda revela que às eleições de 2014, o Partido Social Democrático (PSD) que disputou o segundo turno das eleições presidenciais, realizou auditoria no sistema de votação e reconheceu a legitimidade dos resultados.
"A presidência do TSE é exercida por Ministros do Supremo Tribunal Federal. De 2014 para cá, o cargo foi ocupado pelos Ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Todos participaram da organização de eleições. A acusação leviana de fraude no processo eleitoral é ofensiva a todos", disse.

Nesta sexta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro voltou a repetir que há chances de não serem realizadas as eleições de 2022 e chamou o titular do TSE de "idiota" e "imbecil", tendo em vista que ele é contra a proposta dos votos impressos. Ideia que Bolsonaro defende para as eleições de 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário