Presidente dos EUA deve “reavaliar” relação com Arábia Saudita
Vão analisar “se a relação [entre os dois países] está onde precisa estar e se está servindo aos interesses de segurança nacional”, diz Casa Branca

Foto: Flickr / Casa Branca / Adam Schultz
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden “continuará a reavaliar” o relacionamento entre os EUA e a Arábia Saudita, segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.
A medida ocorre depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), grupo de maiores produtores do mundo liderado pela Arábia Saudita, anunciar, na última quarta-feira (5), que cortará a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia. A redução é a maior já feita desde 2020.
De acordo com Kirby, a reavaliação vai considerar “se a relação [entre os dois países] está onde precisa estar e se está servindo aos interesses de segurança nacional”. As declarações foram dadas em entrevista ao programa “New Day”, da CNN norte-americana, na terça-feira (11).
Os Estados Unidos analisam a aprovação de uma lei que busca reduzir o controle da Opep+ sobre os preços de energia. Segundo o porta-voz, o líder norte-americano está aberto em discutir propostas feitas por congressistas contra a Arábia Saudita, como restringir a cooperação de segurança entre as nações.


